• Imagem de cabeçalho do colegiado de letras

Notícias

07/12/2016 11:12

Aprovação da Reforma Curricular do Curso

A parecerista, professora Dra. Ana Fontes do DEDU, elogiou bastante o projeto e destacou que se trata da primeira mudança curricular no âmbito da UEFS adequada às Novas Diretrizes Curriculares para as Licenciaturas (Resolucção CNE/CP 1 de julho de 2015). A curricularização da extensão também foi bastante elogiada e apontada como um dos aspectos inovadores do projeto. A recomendação da parecerista é que as demais licenciaturas utilizem o formato adotado pelo currículo de espanhol como modelo.
Destaco esses aspectos para agradecer a todos os envolvidos na construção do projeto, especialmente às professoras Iranildes Almeida, Liz Sandra Souza, Flávia Aniger, Ana Jaci e os professores da Área de Estrangeiras do DLA e da Área de Práticas de Ensino do DEDU. Os bons resultados desse projeto provou que o trabalho colaborativo é a chave para o sucesso. Espero continuar contando com a boa vontade e entusiasmo dos colegas que acreditam no poder transformador de uma educação de qualidade.
A implantação do novo currículo de espanhol somente ocorrerá no semestre 2017.2 porque o curso passou a ser integralizado em nove semestres e no edital do vestibular consta que a integralização acontece em oito semestres. Isso significa que teremos tempo para encaminhar as propostas de alteração de inglês, francês e vernáculas e implementar todas mudanças juntas.

O que mudou na nova matriz curricular?

a) O nome do curso passou a ser Curso de Licenciatura em Letras: Português e Espanhol;
b) A integralização ocorrerá em nove semestres;
c) A carga horária de estágio supervisionado passou de 105 horas para 700 horas;
d) Inclusão de componentes de práticas educativas (405 horas);
e) Inclusão de 150 horas de atividades de extensão integradas ao currículo;
f) Organização curricular em Núcleos Estruturantes;
g) O curso passou a ter uma carga horária de 3.990 horas.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.