22/03/2017 17:03

VI Encontro de Línguas Estrangeiras

O contexto de ensino e educação linguística na sociedade pós-moderna nos impulsiona a refletir acerca dos paradigmas que caracterizam a formação de professores. Nesse contexto, a importância de uma formação crítica do professor, capacitando-o a ser um profissional “reflexivo, crítico e comprometido com a educação” adquire um caráter emergencial no contexto global. Dessa forma, a necessidade de um aperfeiçoamento contínuo do educador é um dos caminhos para a compreensão das transformações na vida social no mundo e suas implicações para o processo de ensino-aprendizagem de LE atrelado aos desafios que serão enfrentados pelo professor de línguas.

O VI Encontro de Professores de Línguas Estrangeiras terá como tema a Formação de Professores pensando as trajetórias e tendências deste campo e pretende discutí-lo tendo como base as práticas de ensino, pesquisa e a extensão que advém das escolas públicas e privadas do ensino regular, cursos livres, instituições de ensino superior e técnico no que tange a formação de professores. Por isso, esperamos que esse encontro compartilhe experiência, fortaleça a pesquisa acadêmica nessa área e contribua para repensar tópicos que observam a relação intrínseca entre ensino-aprendizagem de línguas e os processos formativos destes profissionais.

Em suas cinco edições anteriores, o evento promoveu discussões de grande relevância no âmbito da formação de professores comprometido em ser um espaço de aprendizagens na cidade de Feira de Santana, convidando sempre professores que contribuam para esse processo como Xavier, Almeida Filho, Ortiz Alvarez, Silva, Basso, Alvarenga, entre outros: em 2014, Material didático e Novas Tecnologias: perspectivas e implicações para o ensino de línguas; em 2013, Competências para Formação de Professores de LE; em 2011, Formação de Professores na Contemporaneidade.

O evento será realizado entre os dias 09, 10 e 11 de maio de 2017, na Universidade Estadual de Feira de Santana, com o tema: Formação Docente de Professores de Línguas Estrangeiras: trajetórias e perspectivas no ensino, pesquisa e extensão, e homenageia os 30 anos do Núcleo PALLE. Em virtude disso, optamos por um tema que narre em parte essa história a partir de tópicos que tercem um diálogo entre nossa trajetória e os caminhos de outros professores e pesquisadores no que tange o pensar a formação de professores durante essas três décadas contribuindo para refletir o futuro.