• Imagem de cabeçalho do colegiado de letras

O TCC no curso de Letras com Espanhol

A pesquisa científica é parte integrante e fundamental da formação do profissional que se dedica a área de Letras, pois a sociedade contemporânea requer profissionais com conhecimento de métodos científicos que auxiliem na produção de novos saberes e busquem resoluções de problemas. Nesse sentido, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no curso de Licenciatura em Letras com Língua Espanhola da UEFS têm como objetivo principal possibilitar ao aluno a experiência com a pesquisa científica, buscando respostas para questões relacionadas ao campo de saber das Letras e das práticas de ensino voltadas a área da língua e literatura.
O TCC no curso de Letras com Língua Espanhola tem caráter monográfico, deve ser elaborado em duas etapas e em consonância com os componentes do eixo científico-cultura e pedagógico, articula-se com as Atividades Complementares.
A primeira etapa de elaboração do TCC ocorre no componente Metodologia da Pesquisa em Letras, no qual os estudantes elaboram o projeto, estudam métodos de pesquisas aplicados à área de Letras e as normas da ABNT para elaboração de trabalhos acadêmicos.
A segunda etapa do TCC é desenvolvida no componente Trabalho Monográfico que é coordenado por um professor e cada estudante tem um orientador especialista no tema de sua pesquisa.
Ao concluir o TCC, o texto é submetido a uma banca, constituído pelo professor coordenador do componente, o orientador e um professor convidado. O coordenador do componente poderá organizar uma defesa pública ou a banca emitirá um parecer por escrito como avaliação. Ao final, a banca emitirá uma nota e, caso seja inferior a 7,0 (sete) o aluno terá um prazo de 30 dias para apresentar a versão do texto com os ajustes sugeridos pela banca. Nesses casos, o coordenador do componente verifica se os ajustes foram feitos e emite uma nota que é computada como Recuperação Final, ficando sujeito ao cálculo feito para computar a média final do sistema de notas da UEFS.
Cada professor poderá orientar até 5 TCC e será computado em sua carga horária de acordo com a distribuição dos encargos docentes.
Após a conclusão do TCC, o estudante deverá entregar, no colegiado, uma cópia impressa e duas cópias digitais em CD-ROOM (PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LETRAS COM LÍNGUA ESPANHOLA, 2015, p. 98-99).
Recomendar esta página via e-mail: