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PIBID

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) criado e financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), é um programa que oferece bolsa para estudantes de cursos de licenciatura plena, para que eles exerçam atividades pedagógicas em escolas públicas de ensino básico, aprimorando sua formação e contribuindo para a melhoria de qualidade dessas escolas. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros professores e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o PIBID faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.
Entre as propostas do PIBID está o incentivo à carreira do magistério, mantendo um diálogo intrínseco entre a teoria e a prática. O Bolsista de Iniciação à Docência (ID) tem a oportunidade de exercitar os conhecimentos adquiridos no curso, ampliando o seu olhar para os saberes necessários à docência numa contínua reflexão-ação-reflexão.
Pretende-se, com a inserção dos licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, criar novas perspectivas motivacionais e educacionais, com a operacionalização de novas experiências metodológicas e tecnológicas. Com isso, espera-se contribuir para a superação de problemas e a consolidação de processos de ensino-aprendizagem mais dinâmicos e eficientes. A concepção mesma do PIBID nos permite, ainda, pensar a escola pública como parceira da Universidade na formação docente dos nossos licenciandos.
A Universidade Estadual de Feira de Santana, através da sua Pró-Reitoria de Graduação, já vem atuando no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID desde 2010, com a aprovação de um Projeto Institucional abarcando 05 Subprojetos de Áreas, com vistas à valorização do magistério, à elevação do padrão de qualidade da educação básica e à qualificação profissional que oferece aos licenciandos matriculados na Instituição. Em 2013, a UEFS ampliou o alcance do PIBID para 15 subprojetos, dos quais 5 estão relacionados aos cursos de letras.

SUBPROJETOS/LETRAS

QUANTIDADE DE BOLSISTAS ID

Língua Portuguesa 48
Língua Espanhola 48
Língua Francesa 48
Língua Inglesa 18
Interdisciplinar 72
Total 234

Os estudantes do curso de Licenciatura em Letras com Língua Espanhola podem participar dos subprojetos de Língua Espanhola, Língua Portuguesa e Interdisciplinar, na condição de Bolsistas de Iniciação à Docência.

(i) o subprojeto de Língua Espanhola

O subprojeto de Língua Espanhola tem como objetivo desenvolver atividades relacionadas com o ensino aprendizagem de Língua Espanhola nas escolas parceiras, com vistas à implantação dos Centros de Línguas, propondo uma metodologia de ensino de língua baseada em competências comunicativas que garantam o efetivo aprendizado da língua, rompendo com o paradigma vigente focado na estrutura linguística. As atividades consistem na oferta de cursos de línguas, nas escolas parceiras, no modelo que se espera para os cursos de línguas, oferecendo ensino de língua espanhola para os estudantes. Os bolsistas ID são responsáveis pelo planejamento, elaboração de material didático em meio digital online e impresso sob o acompanhamento dos professores coordenadores. As atividades implicam na convivência dos bolsistas no espaço escolar da educação básica, analisando e refletindo sobre os desafios da prática do magistério. O subprojeto de espanhol está integrado ao curso de licenciatura, aos programas de extensão e aos projetos de pesquisa, com o intuito de promover o conhecimento produzido da universidade, levando-o para o espaço escolar. O PIBID/ESPANHOL/UEFS teve início em 2013 e disponibiliza 48 vagas para os alunos da Licenciatura em Letras com Língua Espanhola e funciona em 5 escolas parceiras. Desde a sua implantação, 86 alunos do curso já tiveram a oportunidade de participar do projeto. O subprojeto exige que os bolsistas ID participem de encontros de planejamento e de formação continuada presencial e à distância por meio de uma ambiente virtual de aprendizagem.
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(ii) o subprojeto de Língua Portuguesa
O subprojeto de Língua Portuguesa tem como objetivo desenvolver atividades de ensino aprendizagem de Língua Portuguesa junto aos professores das escolas parceiras. Os bolsistas ID acompanham o cotidiano escolar, observa as aulas, identifica problemas relacionados com o ensino de Língua Portuguesa e, juntamente com os coordenadores e supervisores, elaboram projetos de intervenção com o intuito de sanar as dificuldades de aprendizagem dos alunos. A convivência no espaço escolar é uma experiência enriquecedora para a sua formação, ampliando seu olhar para os desafios do professor. O subprojeto disponibiliza 48 vagas para bolsistas de Iniciação à Docência e, desde o funcionamento do projeto, já contemplou 78 estudantes do curso de Letras da UEFS. Os estudantes do curso de Licenciatura em Letras com Língua Espanhola podem participar do subprojeto de Português já que o curso é de dupla licenciatura.

(iii) o subprojeto Interdisciplinar O subprojeto Interdisciplinar tem como objetivo promover a interdisciplinaridade entre as diversas áreas do conhecimento, analisando o cotidiano escolar e propondo estratégia que visem o diálogo. Nesse sentido, o subprojeto disponibiliza 72 vagas para estudantes oriundos de diversas licenciaturas de UEFS, inclusive do curso de Licenciatura em Letras com Língua Espanhola.

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